FANDOM

Os wikis são baseados em software livre e podem ser hospedados em servidores de baixo custo, o que significa baixo investimento inicial. Porém, quanto mais utilizado, maior será a necessidade da empresa (ou rede) dispor de pessoas que fiquem responsáveis por assegurar o funcionamento do sistema.

 Por mais que o sistema seja colaborativo e horizontal será necessário designar pessoas que serão responsáveis pela segurança e disseminação das informações. Característico dos wikis, que permitem a todos o acréscimo em tese de qualquer coisa, pode levar ao estabelecimento de um espaço “caótico” de informações.

É importante destacar que os usuários registrados no ambiente e os administradores possuem funcionalidades diferentes daqueles que não possuem registro (usuários anônimos). Entretanto, como já comentando, os usuários anônimos podem colaborar no ambiente acessando e editando conteúdos conforme as configurações realizadas pelo administrador.

Usuários têm desenvolvido determinadas normas e convenções no sentido de manter certa consistência aos wikis. As normas e convenções são criadas pelo próprio grupo ou adotadas de outros wikis, como podem exemplo, convenções para definir o que é bom ou não. Membros da comunidade podem assumir o papel de estabelecer certa ordem ao wiki, também por meio de voluntários que ajudam a preservar a continuidade do wiki ao longo do tempo. Pessoas que assumem esse papel estão sendo chamadas de “wiki gardener” e organizações que criam wikis em sua intranet ou extranet tem formalmente designado um ou dois funcionários para assumir esse papel.

Em síntese, a qualidade do conteúdo é ponto central na discussão com relação as possíveis desvantagens. Sugere-se que haja monitoração e moderação daquilo que for postado, apagando e revertendo versões quando necessário, protegendo por senhas o conteúdo para edição, controlando quem possa incluir informação, bloqueando usuários e endereços IP específicos.

Referências

A Contribuição Dos Wikis Como Ferramentas De Colaboração No Suporte À Gestão Do Conhecimento Organizacional - Claudio Henrique Schons

Wikis e as Organizações: Usos e Aplicações  - José Lindoval Aragão Matos

Sara Patricia  

Também no FANDOM

Wiki aleatória