FANDOM

 Sua flexibilidade e facilidade de uso, além do seu baixo custo. Nos negócios, o wiki é uma excelente ferramenta de compartilhamento de conhecimentos e um espaço para reflexão. Ele incentiva a contribuição de cada um aos projetos da empresa: cada usuário pode adicionar páginas, modificar ou corrigir as páginas existentes do wiki, as versões mais antigas continuam acessíveis.

·         Os wikis são fáceis de instalar, seu aprendizado é rápido.

·         Todos trabalham em um único documento. Isso evita idas e vindas de arquivos por e-mail e permite reunir conhecimentos sobre um suporte comum a todos, corrigível e reorganizável por todos.

·         Um histórico das alterações ajudará a consultar as versões anteriores de cada documento modificado.

·         Graças ao motor de busca integrado, seus funcionários serão mais eficazes, já que perderão menos tempo na busca de informações.

·         Depois de uma ausência prolongada, você estará ao par imediatamente das principais mudanças e da evolução dos projetos.

·         Ao contrário dos blogs ou comentários que tendem a se acumular, sem nenhuma estrutura real, o wiki é estruturado e atualizado regularmente e as informações obsoletas são eliminadas.

O wiki também reúne, virtualmente, em um projeto comum, todos os funcionários que trabalham à distância, uns dos outros ou, em tele-trabalho. 
Mas atenção, para que o wiki se torne uma ferramenta eficaz e útil para a empresa, a sua utilização exige organização, auto-disciplina e, principalmente, a participação de todos. Cada usuário deve consultar regularmente o wiki para ver o andamento dos projetos e enriquecê-lo, a fim de ser um ator do projeto, juntamente com seus colaboradores.

Renato Cavalcanti

Também no FANDOM

Wiki aleatória